terça-feira, 23 de setembro de 2008

Duas sugestões!

Cá vão duas sugestões, uma literária outra musical, à não perder!





A sugestão literária é esta, "O sol cai no Tibete", de Xinran, segundo a descrição da editora:

"Uma verdadeira história de amor, desencontro, lealdade e sobrevivência nas montanhas do Tibete. Uma extraordinária versão do "Topo do Mundo" visto pelos olhos de uma mulher chinesa de uma coragem inesquecível, chocante, reveladora e bela. Um retrato único de uma mulher e de um país varridos pelo destino. No início dos anos 60, circulou pela China a notícia de que um soldado chinês fora brutalmente devorado pelos abutres num ritual tibetano. Xinran era então uma menina pequena, a história fascinou-a e aterrou-a. Trinta anos mais tarde, encontrou uma mulher chinesa que lhe contou os factos verídicos que deram origem à lenda. O nome dessa mulher era Shu Wen, e passara toda a sua vida vagueando nas montanhas do Tibete. "


Para os que sempre arranjam desculpas para não ler, tenho a dizer que o livro não é caro, não é grande e muito menos enfadonho!

Ficamos a conhecer um bocadinho da cultura tibetana!



Como sugestão musical, "O melhor de Carlos Paredes".

Para esta sugestão, sou demasiado pobre em palavras para poder descrevê-la, por isso apoio-me nestas:

"Deste disco, quase que se salta o eterno "movimento perpétuo", ondulante carisma fino, que nos toca nos ouvidos e nos perturba com uma desmedida calma; um hino crente de desejo compulsivo de desejar um mundo só dele... como poucos."

Uma vez ofereci este disco, sendo que foi daquelas prendas que também seriam para uso-fruto próprio. Esta deixou de ser possível à determinada altura, e eis que assim sem saber ler nem escrever recebi-o de prenda neste último natal (este e um do Miles Davis... outro must!). É caso para pensar que o que é para nós nos vem sempre parar às mãos... não sei se será ou não, prefiro pensar que foi uma feliz coincidência!

Enjoy!

Sem comentários: