quarta-feira, 26 de março de 2008

Citius, Altius, Fortius... e sempre Politicus!





"Citius, Altius, Fortius... e sempre Politicus!" É o título da crónica de Adelino Gomes, hoje, no Público. Este senhor faz-nos hoje uma chamada de atenção ao facto de na história dos Jogos Olímpicos já terem havido algumas demonstrações de lutas pelos Direitos Humanos.

Este assunto hoje é deveras sensível uma vez que, a super potência mundial organizadora dos próximos Jogos Olímpicos (JO), a China, tem sido nos últimos tempos, alvo de notícias que, de todo, não são exemplo para ninguém.
Claro está que falo nos, já recorrentes diria eu, atentados aos Direitos Humanos.
Se é bem verdade que os JO tem como objectivo "que atletas internacionais se juntem e mostrem os seus talentos", também é verdade que estes Jogos têm como objectivo a UNIÃO DOS POVOS, num exemplo de aproximação e reconciliação.

O presidente francês Nicolas Sarkozy declarou ontem "estar em aberto" a possibilidade de boicote à abertura dos JO por causa dos confrontos entre a polícia chinesa e manifestantes tibetanos. Não deixa de ser uma forma de luta... e de sensibiliazação ao governo chinês de que há algo de errado... e os Direitos Humanos existem para alguma coisa.
E se estes senhores querem mesmo ser respeitados como uma Super Potência (que já o são, sem duvida nenhuma, economicamente) que começem a dar também os primeiros passos para o serem a nível HUMANO!!!!

Claro está, que é só mais uma opinião, e tem de ser válida e respeitada por si só!


Aconselho vivamente a darem uma vista d'olhos a isto: Amnistia Internacional. Fica a deixa! ;)







Só mais uma coisinha... e não tem nada haver com o tema anterior...
Ontem fez 10 anitos que meu querido Luís morreu,
não podia deixar que esta data passa-se ao lado!
Continuas comigo!
Um "bujinhi"... ;)

sábado, 22 de março de 2008

Apanhar Gambuzinos!!!



Mal comecei a andar por terras de Bracara Augusta, e posteriormente Invicta, que tenho ouvido uma expressão que sempre tive curiosidade de perceber seu significado, e que por mais que perguntasse, ninguém me sabia explicar!!!!

Esta expressão é:

APANHAR GAMBUZINOS!!!!!

Ninguém me sabia dizer o que eram os tão famosos gambuzinos. Expressões como "Fui apanhar gambuzinos"... ou "Vai apanhar gambuzinos" ou outras do género, para mim, foram sempre daquelas expressões que não dizem nada, mas que dão para quase tudo!

Confesso que sempre lhe achei alguma piada... deve ser pelo "Gambuzino"!

Mas eis que hoje, andava eu a cultivar-me culturalmente na tv, e descubro o que é que são gambuzinos!!!! Afinal, os senhores gambuzinos são uns peixinhos minúsculos que se dão em água paradas e comem mosquitos. Foram introduzidos na Bacia do Tejo, para controlo da Malária na década de 20. Hoje estão espalhados por todo o pais.

Isto não é explicação para as expressões... mas pelo menos fiquei a saber o que são os GAMBUZINOS!!!! :P Não acham bem?!?!?!

Assim se me mandarem apanhar gambuzinos, pelo menos já sei a onde dirigir-me!!!! ;)

Fica a deixa...
e sabem que mais...
Fui apanhar gambuzinos!!!!!

Muuuuahhhh!!!!!





quinta-feira, 20 de março de 2008

Happy Easter!!!!




Bom parece que é verdade... a Páscoa está ai à porta, e com isto uma pessoa até se levanta certas questões, como por exemplo, o que raio tem haver um ovo com um coelho?!?!?!?!

Vai daí, fui pesquisar...

A Páscoa é a maior e mais antiga festa dos cristãos e comemora a Ressurreição de Jesus. No entanto, a palavra origina do hebráico Pessach ou festa do Passah, que é uma festa judáica, que marca a libertação do Povo de Israel do Egipto.

No entanto, para muitos povos pagãos nesta época também se festeja o início da primavera, a nova vida. O coelho era já um símbolo de fertilidade para os gregos e romanos na antiguidade, e o ovo, pelos vistos, teve sempre um significado especial na primavera. Na Pérsia e China antiga as pessoas se presenteavam com ovos pintados na primavera. Para os judeus é um símbolo da natureza e da vida eterna, e no século V a igreja católica reconheceu o ovo como símbolo da ressureição de Cristo.


Para variar, acho que mais uma vez se misturam na história, tradições pagãs com religiosas... mas isso não interessa. Acho que o que é importante é que é um bom motivo para as reuniões familiares e comes (muitos comes!).


Por isso pessoal, cuidado com as cáries e as dietas!!!!

HAPPY EASTER!!!!!



p.s.: Eu, curiosamente, já me senti renascer muitas vezes nesta época.
Espero que se repita novamente!!!! :D

quarta-feira, 12 de março de 2008

Novos Pecados?!?!?!




Eu que nasci no seio de uma família profundamente católica, fiquei abismada com mais esta notícia saída do Vaticano. Há mais um rol de pecados, da já vasta lista, que nos pode levar a congelar no inferno! (Congelar sim, inferno para mim é frio de tremer as entranhas, sendo assim, o céu será quentinho, com água límpidas e um sol radiante! Não concordam comigo?!).

Mas voltando ao assunto inicial, a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social, a poluição ambiental, e pasmem-se, passar demasiado tempo a ler jornais, a ver televisão ou a navegar na Internet, configuram no rol de “novos pecados” apresentados pela Santa Sé.

Atestando o facto de eu já não ter salvação possível, lá fui eu ter mais uma das minhas discussões pseudoteológicas com meu mano, que como sabem é quase padre (se não sabem já deviam, pois já postei sobre isso, faz favor de ir lá ver!), isto tudo reside mais uma vez no facto de TER BOM SENSO.

Mas houve no meio disto tudo, uma coisa, que fez despelotar minha imaginação. Uma pessoa que está constantemente a me chatear com estas coisas de religião é minha querida avó. Vai daí que agora tenho mais um motivo com que me pegar com ela! Uma vez que estou a constatar que com isto não sou a única pecadora nesta família! :) No entanto, por outro lado, poderei passar o resto da eternidade com minha querida Vóvó, hhhmmmm ok.

Então vejamos, a mulher passa o dia com a tv ligada com um volume ensurdecedor, não que seja propriamente drogada, mas a quantidade de medicamentos que ela tem num canto da cozinha faz deixar qualquer agarrado com os olhos em bico, a quantidade de jornais que ela deveria mandar para o papelão e não faz, fruto do hábito diário do meu avô (que também é pecado, portanto, e que agora poderá ser agravado pela utilização da Internet, sim meus amigos, meu avô é apanhado frequentemente no msn, por exemplo!).

Não estando com isto a querer expor os pecados da minha avó, que isso já ela o faz frequentemente no confessionário, também tenho a dizer que ela me faz pecar algumas vezes através da ira, mas também seja verdade através da gula, porque não há santa vez que vá àquela casa e ela não me presenteie com uma daquelas refeições que só as avós sabem fazer, com dois tipos de sobremesa, fruta e gelado, cafezinho no fim (sem leite, que como ela própria diz, naquela casa só eu e meu avô bebemos café expresso!) e uns bombomzinhos, um must!

Bom, fazer o quê? Só espero é que Deus nos perdoe mesmo os pecados a todos!!!!

Lisboa brada por nós!




Ohhh minha caramela... vê-la se te despachas... arrumas tuas trouchas e vens a corrrrrerrrr fazer-me uma visitinha que já estou com saudades!!!!

Lisboa brada por nós!!! ;)

Tou a tua espera!!!! Ooooh... Minha Feliz Valentina!!!!
Tamos tão fofis!!!! lol

quarta-feira, 5 de março de 2008

E o coração que o conte, quantas vezes já bateu pra nada!!!

Carlos Ramón, tirada daqui







"Disseram-me um dia Rita põe-te em guarda
aviso-te, a vida é dura põe-te em guarda
cerra os dois punhos e andou põe-te em guarda
eu disse adeus à desdita
e lancei mãos à aventura
e ainda aqui está quem falou..."

Sérgio Godinho




Será que um dia de tanto andar, e ver-me exausta e exangue,
terei alguém que trate de me amar...
estanque o meu sangue...
que me erga do chão????

Espero que sim!!!



(Por enquanto, acho que continuo de guarda!!!)