quinta-feira, 20 de março de 2008

Happy Easter!!!!




Bom parece que é verdade... a Páscoa está ai à porta, e com isto uma pessoa até se levanta certas questões, como por exemplo, o que raio tem haver um ovo com um coelho?!?!?!?!

Vai daí, fui pesquisar...

A Páscoa é a maior e mais antiga festa dos cristãos e comemora a Ressurreição de Jesus. No entanto, a palavra origina do hebráico Pessach ou festa do Passah, que é uma festa judáica, que marca a libertação do Povo de Israel do Egipto.

No entanto, para muitos povos pagãos nesta época também se festeja o início da primavera, a nova vida. O coelho era já um símbolo de fertilidade para os gregos e romanos na antiguidade, e o ovo, pelos vistos, teve sempre um significado especial na primavera. Na Pérsia e China antiga as pessoas se presenteavam com ovos pintados na primavera. Para os judeus é um símbolo da natureza e da vida eterna, e no século V a igreja católica reconheceu o ovo como símbolo da ressureição de Cristo.


Para variar, acho que mais uma vez se misturam na história, tradições pagãs com religiosas... mas isso não interessa. Acho que o que é importante é que é um bom motivo para as reuniões familiares e comes (muitos comes!).


Por isso pessoal, cuidado com as cáries e as dietas!!!!

HAPPY EASTER!!!!!



p.s.: Eu, curiosamente, já me senti renascer muitas vezes nesta época.
Espero que se repita novamente!!!! :D

Sem comentários: