sábado, 22 de março de 2008

Apanhar Gambuzinos!!!



Mal comecei a andar por terras de Bracara Augusta, e posteriormente Invicta, que tenho ouvido uma expressão que sempre tive curiosidade de perceber seu significado, e que por mais que perguntasse, ninguém me sabia explicar!!!!

Esta expressão é:

APANHAR GAMBUZINOS!!!!!

Ninguém me sabia dizer o que eram os tão famosos gambuzinos. Expressões como "Fui apanhar gambuzinos"... ou "Vai apanhar gambuzinos" ou outras do género, para mim, foram sempre daquelas expressões que não dizem nada, mas que dão para quase tudo!

Confesso que sempre lhe achei alguma piada... deve ser pelo "Gambuzino"!

Mas eis que hoje, andava eu a cultivar-me culturalmente na tv, e descubro o que é que são gambuzinos!!!! Afinal, os senhores gambuzinos são uns peixinhos minúsculos que se dão em água paradas e comem mosquitos. Foram introduzidos na Bacia do Tejo, para controlo da Malária na década de 20. Hoje estão espalhados por todo o pais.

Isto não é explicação para as expressões... mas pelo menos fiquei a saber o que são os GAMBUZINOS!!!! :P Não acham bem?!?!?!

Assim se me mandarem apanhar gambuzinos, pelo menos já sei a onde dirigir-me!!!! ;)

Fica a deixa...
e sabem que mais...
Fui apanhar gambuzinos!!!!!

Muuuuahhhh!!!!!





5 comentários:

crazy eu disse...

pois gambuzinos sao peixes minuscolos - espermatezoides
e que se dao em aguas paradas sémen

Anónimo disse...

Ahah Arrasou! xD
Pode ser que agora percebas o significado da expressão :P

Mim disse...

É sempre uma forma de ver as coisas... se for para arranjar conotação sexual para todas as expressões que existem estavamos bem arranjados!!!!
No entanto, ouso dizer, que sémen, pelo menos a mim, sugere-me tudo menos "águas paradas"!!!!!! Assim sendo, estariamos mesmo mal, e nenhum de nós andava por cá à esta altura! Estariamos antes a amarelecer num tomate qualquer... Ou pelo menos determinados espécimes, como direi, tipo "dah", que ainda possam achar isso...
Mas isto, é claro, é minha modesta opinião!!!!
Tenho dito!

Camica disse...

Ora aí está, um tema muito pertinente! Adorei o conteudo!!
Realmente, o people cá do norte, utilza os gambuzinos, como expressão para nos salvarmos de qualquer situação!
Adorei!

Anónimo disse...

Não acredito que o dicionário me enganou... Eu a pensar que eram aves noturnas... Ó pá!!! Que chatice.