quinta-feira, 9 de outubro de 2008

IgNóbeis para quê?




Já por ai se fala dos Prémios IgNobel (e Nobel) de este ano. Poderão ser vistos, por exemplo, aqui. Tendo em conta que alguns deles são no mínimo hilariantes, como por exemplo o da economia, em que diz que os lucros de uma dançarina de striptease dependem de seu ciclo menstrual (eu cá por mim chamava-lhes feromonas!), o da química é verdadeiramente útil! Não é que Sharee Umpierre, da Universidade de Porto Rico, e Joseph Hill, de Harvard, foram recompensados por demonstrar que “a Coca Cola é um espermicida eficaz”. Enquanto, Chuang-Ye Hong, da Escola de Medicina de Taipé e outros pesquisadores de Taiwan receberam a mesma recompensa por mostrar exactamente o contrário?!?!? Pah... nem quero pensar em que desespero de causa lhes passaria uma ideia destas pela cabeça. Pior?!?!?! É que ficamos na mesma...


Mas isto quanto aos IgNobel's. Já pelos Nobel's, tenho-vos a dizer que não ficam nada atrás, e mais uma vez um belo exemplo da química! Não é que os senhores cientistas descobriram que a medusa Aequorea Victoria possui uma proteína verde fluorescente, ou GFP (na sigla em Inglês)?! Vah, prontos... até poderá ser bastante útil como marcador celular... ceeeerto! Mas claro que eu com minhas ideias manhosas, já estou a imaginar a comunidade boiola deste mundo a fazer marcações genéticas luminosas!!!! Por exemplo, em vez daquelas fitinhas pirosas que nos põem nos pulsos à quando da entrada numa disco, imaginem um marcador que com luz negra nos dá uma cor qualquer consoante o estado de espírito pra o engate nessa noite! Até digo mais... propunha o fucsia para esses espécimes! ;) lol


Químicos deste mundo, continuem assim! Um bem hajam!


p.s: Na foto acima, vê-se uma placa de cultivo, onde as bactérias já estão modificadas com o gene da GFP, com diferentes cores.

É um bom exemplo de arte no laboratório!

Sem comentários: